Catarata
A cirurgia de catarata é um procedimento cirúrgico que visa o tratamento da catarata ocular. O único procedimento ou tratamento disponível para a catarata é a cirurgia.
Existem diferentes tipos de catarata sendo a senil a mais frequente e a que está relacionada com o envelhecimento afetando, habitualmente, o idoso. Outros tipos de cataratas, designadamente a congénita, a subcapsular (posterior e anterior), a cortical, a nuclear, a traumática, entre outras, embora menos frequentes também possuem uma importante incidência na população.
Nem todas as cataratas possuem indicação cirúrgica (necessidade de realizar cirurgia) como por exemplo, a catarata incipiente. O médico oftalmologista, baseado nos exames oftalmológicos, entre outros dados, deve decidir juntamente com o doente a necessidade de cirurgia ou quando operar a catarata.
A cirurgia da catarata é das técnicas cirúrgicas oculares que mais se tem desenvolvido no mundo e Portugal não foge à regra. Atualmente, estamos a viver a era da cirurgia de catarata por ultrassons. Veja, de seguida, as vantagens da utilização desta técnica cirúrgica.