Retina
O que é a Retina e como ela funciona?
A Retina é uma fina camada de tecido nervoso (células fotorreceptoras) que reveste a parte posterior do olho, no fundo do globo ocular. Sua função é captar a luz através da córnea, pupila e cristalino, e, por meio do nervo óptico, convertê-la em sinais neurais e enviá-los para o cérebro, que transforma em reconhecimento visual.
As principais doenças que afetam a Retina
Assim como outras partes de nosso corpo, a retina pode ser atingida por diversas doenças, dentre elas pode-se destacar a Retinopatia Diabética, a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), Retinopatia Hipertensiva, Oclusões Vasculares, Degeneração Miópica, bem como infecções e tumores.
Prevenção de doenças da Retina
Para evitar doenças da retina, recomendamos fazer exames regulares com seu
médico oftalmologista, pois podem reduzir o risco de problemas mais graves. Procedimentos podem ser feitos para prevenir ou ajudar a diagnosticar e iniciar o tratamento rapidamente.
A prática de exercícios em intervalos regulares sempre é importante, ainda mais quando o paciente é diabético ou hipertenso. Outros cuidados primários são o monitoramento e manejo de doenças sistêmicas que podem afetar a saúde ocular, como:
- Síndromes autoimunes;
- Diabetes;
- Pressão alta.
É importante ressaltar que, se não tratadas adequadamente e a tempo, as doenças da retina podem causar danos irreversíveis e, em alguns casos, levar à perda da visão.